top of page
  • Foto do escritormeio ambientes

Como adaptar sua casa para o inverno!

Com a chegada do inverno, sentimos algumas mudanças na rotina e na dinâmica da casa que exigem adaptações para enfrentarmos essa estação com mais conforto. Pensando nisso, a Meio preparou várias dicas de como adaptar sua casa para o inverno e fugir do frio!


cachorro pug embaixo das cobertas

O banheiro é um dos primeiros ambientes que exigem atenção. Os banhos mais quentes e o costume de fechar a janela para evitar o frio, fazem com que a umidade do vapor seja mais intensa. Muitas vezes o banheiro fica o dia todo molhado.


Exaustor

Para evitar a umidade excessiva ou caso a ventilação natural do seu banheiro não seja suficiente para dissipar a umidade em poucas horas, você pode instalar um exaustor no forro ou na parede do seu banheiro.

O exaustor vai fazer o trabalho de jogar o ar interno para fora, tirando mais rápido a umidade do ambiente.

cachorro molhado aborrecido

Tapete macio

Outra dica é colocar tapetes macios e antiderrapantes no banheiro. O toque macio vai trazer mais conforto e diminuir a sensação de pisar no piso gelado.

cachorro segurando uma flor sobre um tapete

Toalheiro aquecido

Se você costuma deixar suas toalhas de banho secando no banheiro, com aumento da umidade, as toalhas de banho vão levar mais tempo para secar.

Instalar um toalheiro aquecido vai secar suas toalha com rapidez e eficiência, para que no próximo banho ela esteja completamente seca e quentinha para você usar.

cachorro enrolado na toalha com toalheiro ao fundo

No restante da casa, é importante trazer a sensação de conforto e aconchego. Apostar em tecidos macios e mais pesados, cores mais quentes e equipamentos auxiliares, ajudam a preservar o calor e a trazer para sua casa o conforto que o inverno pede.


Tapetes, almofadas e mantas

Utilize nas salas e quartos. Opte por texturas mais macias e cores quentes, vai ajudar a manter os ambientes mais aconchegantes.

cachorro dentro de cesto com mantas

Luzes quentes

Se a iluminação da sua casa é mais branca, no inverno utilize lâmpadas com cores mais quentes: 4000k para as luminárias gerais do ambiente e 3000k ou 2700k para as luminárias decorativas e pendentes.

Apesar da luz não aquecer o ambiente, com uma cor mais quente e o uso de luminárias decorativas e iluminação indireta, vão criar uma atmosfera mais aconchegante e confortável, transmitindo uma sensação de ambiente quentinho.

cachorro peludo com abajur

Cortinas mais pesadas

Para evitar a perda de calor para o ambiente externo durante a noite, utilize cortinas com tecidos mais pesados e tramas mais fechadas.

cachorro olhando pela janela com cortinas em volta

Lareira ecológicas ou aquecedores portáteis

Você pode utilizar lareiras e aquecedores para aquecer os ambientes que utiliza por mais tempo. As lareiras ecológicas são uma boa opção pois não precisam de chaminé, podem ser utilizadas em qualquer ambiente, apenas tome o cuidado de deixar uma pequena janela aberta para circulação de ar.

cachorro em frente a lareira

Cabeceira

Uma cabeceira estofada pode trazer mais conforto ao impedir o contato direto com a parede fria.

cachorro em cima da cama com cabeceira

Outra dica importante é ventilar a casa mais cedo e manter fechada durante a maior parte do dia, com as cortinas bem abertas nos ambientes onde há a incidência direta do sol, assim você conserva o calor do dia e deixa a casa aquecida por mais tempo.



O que falta para aquecer sua casa nesse inverno?

cachorro se espreguiçando no sol




Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Valdomiro Mendes
Valdomiro Mendes
Jul 03, 2023

Excelentes dicas e simples de praticar. Show! 👏👏👏

Like
bottom of page